Vender uma casa com hipoteca

A maior parte de nós, quando compramos uma casa, precisamos do apoio de um empréstimo bancário para poder pagar a habitação. Nesse caso, comprometemo-nos com uma hipoteca por vários anos para financiar o pagamento total. Mas há casos nos que o devedor deseja vender a casa e ainda não acabou de pagar a hipoteca, seja por um divórcio ou porque a família torna-se maior e precisa de uma casa também maior, por exemplo. 

Na Deplace damos os próximos passos se estiver nessa situação, para que o possa fazer da forma mais eficaz e possa vender a sua casa com hipoteca o mais rápido possível. 

Há diferentes formas de fazê-lo, segundo a situação na que se encontre a hipoteca, o imóvel e o mercado imobiliário nesse momento. 

Liquidar a minha hipoteca com a venda do imóvel

Este é o caso que se deseja desde o primeiro momento. A pessoa que quer vender a casa com a hipoteca, pensa em encontrar um comprador que lhe pague um montante maior do que o que fique por pagar da hipoteca. Como dizemos anteriormente, o mercado imobiliário tem inúmeras variações o tempo todo, pelo que antes de pôr à venda a casa, teria de ser feita uma avaliação e, em alguns dos casos, a habitação está avaliada por um montante maior do que o montante com o qual foi comprada. 

Desta forma, quando a habitação for posta à venda dar-se-á um valor maior ao que tinha no início. Quando for encontrado um comprador e compareçam no notário para assinar os títulos, destinar-se-á uma parte ao vendedor e outra à instituição bancária para liquidar a hipoteca.

Prévio a tudo isto o vendedor tem de pedir um certidão dívida com o banco dele. O banco do comprador fará um cheque a nome desse banco. É responsabilidade do comprador ir à conservatória para registar o cancelamento da dívida. 

Subrogar a hipoteca e oferecer a venda a um preço acessível ao comprador

Vindo do exemplo anterior, teriamos de continuar com os mesmos passos: fixar o valor da habitação e pô-la à venda. Neste caso, a hipoteca no se liquida totalmente com o pagamento do comprador. Quer dizer, o comprador paga com dinheiro uma parte ao vendedor e faz-se responsável da hipoteca. 

A pregunta é: quem vai querer pagar ao vendedor e “herdar” uma hipoteca? Pois para fazer uma venda como esta, o preço da habitação deve ser muito atrativo e oferecer ao comprador muitas facilidades para obter a propriedade. O processo após encontrar a uma pessoa interessada passa por ir ao banco com esta pessoa e uma pessoa responsável do banco no que tem a hipoteca domiciliada, a um notário para assinar o título de compravenda e formalizar a compra e a continuidade da hipoteca por parte do comprador.

Hipotecas ponte, passar de uma casa a outra sem problemas

Se encontrarmos no caso de que queiramos vender a nossa casa porque queremos obter uma propriedade que seja mais barata, com uma nova hipoteca, podemos propôr-lhe ao banco uma hipoteca ponte. Esta opção seria a mais vantajosa se se trata-se de essa causa pela que se vende a casa, já que poderia adquirir uma nova vivenda mesmo antes de ter vendido a anterior. 

No entanto, esta seria a opção com mais riscos, já que se unificariam, por um tempo, as duas hipotecas em um só empréstimo. Quer dizer, estariamos a pagar ao mesmo tempo duas hipotecas até que se venda o imóvel do qual se quer desprender o vendedor. Uma vez que for vendido, será cancelada a primeira hipoteca, que seria liquidada ou subrogada pelo comprador, e continuará a ser paga a hipoteca da nova casa obtida. 

Estas são as opções mais utilizadas pelas pessoas que têm a intenção de vender um imóvel com uma hipoteca e conseguir livrar-se dela para iniciar uma nova fase. De qualquer forma, em este tipo de operações o mais aconselhável é procurar uma rede de profissionais com os que pode encontrar na Deplace, com o alvo de vender a sua casa de forma mais rápida e a um preço competitivo. 

Desde deplace recomendamos-lhe:

  • Vender a sua casa sem imobiliária ou com imobiliária?
  • Imobiliária digital para vender a sua casa? Indicamos-lhe como escolher a sua melhor opção 
  • Sugestões chaves para vender uma casa
Este sitio web usa cookies. Más información. ACEPTAR