8 chaves para vender o seu apartamento

Compartir

Quer saber como vender um apartamento com sucesso? Já decidiu vender um apartamento e apareceram dúvidas sobre o processo: os trámites de documentos, os passos prévios, como facer face à venda… Não se preocupe mais! Neste artigo, desde Deplace dar-lhe-emos alguns conselhos para que saiba como vender um apartamento e que seja um trámite rápido e sem atrasos.

Posso vender o meu apartamento se estiver alugado?

Atualmente, é totalmente legal vender um apartamento com consulta e existem várias formas de proceder a fazê-lo.

Deves ter presente que a Lei confere ao seu inquilino um direito de aquisição preferencial. Isto quer dizer que o arrendatário possui o privilégio perante outro comprador para adquirir a propriedade. Este privilégio limita-se a ter a prioridade mas não se traduz em condições preferenciais quanto ao preço e outras condições de venda com o terceiro interessado. Este direito geral estabelece-se no art. 25 da Lei de Arrendamentos Urbanos e resumem-se aos direitos de preferência e de retração.

O outro cenário é vender o apartamento com inquilinos em aluguer e que tenha continuidade o arrendamento anterior, mas agora com o novo proprietário. Isto pode acontecer nos casos nos que o comprador seja um investidor e não o compra para o habitar. Neste caso, o arrendamento pode supor uma vantagem, porque começaria a rentabilizar rápidamente ao momento da compra.

Passos para vender um apartamento

Ter pronta uma lista de documentos

  • Documento Nacional de Identidade (DNI) em vigor do proprietário do imóvel.
    • Nota simplesdo registo, que demonstra que o vendedor é o proprietário do imóvel. Este documento também é prova das cargas que pesam sobre a vivenda, como poderia ser uma hipoteca ou uma apreensão.
    • O último recibo do IBI ( Imposto sobre Bens Imóveis ).
    • Certificado de solvência com a comunidade de propietários, que demonstra que não possui dívidas com a Câmara. 
    • Certificado energético .
    • Os planos da vivenda e os estatutos da comunidade de proprietários. Estes podem ser requeridos pelo comprador no caso de proceder ao requerimento de uma hpoteca.
    • Fotocopia da título de compravenda anterior do imóvel.

Fazer a avaliação do apartamento e fixar o preço

Ao pensar como vender um apartamento, provavelmente uma das primeiras coisas que vêm à mente é qual vai ser o preço de venda. Para tornar mais simples o processo de avaliação do seu apartamento, em inúmeros portais web pode ser estimado o valor do imóvel. Em poucos segundos, informação referente ao preço mínimo e máximo de venda. O conselho de Deplace é que se vá ajustando o preço de acordo à atividade que tenha dos compradores.

Se recebe na mídia de seis visitas por mês e/ou seis ofertas de compra é sinal de que o apartamento foi oferecido a um preço justo. Um bom conselho? Nunca ponha o seu apartamento à venda ao preço mais alto da zona, isso só serve para que o seu vizinho venda mais depressa do que si.

Calcular os custos totais da venda

É importante assinalar que o facto de ter vendido um apartamento a um preço não significa que vai receber o mesmo montante na sua conta. Deve ter presente alguns custos, tais como:

  • Custos e despesas de cancelamento ou sub-rogação de hipoteca.  É necessário que comprove as condições da hpoteca. Particularmente debe-se investigar sobre as comissões de cancelamento ou amortização prévia da hipoteca. Também deve ter em conta a possibilidade de sub-rogar a hipoteca do seu apartamento.
    • A comissão por venda da Agência Imobiliária. Com Deplace isto não acontece porque desde o primeiro momento sabe qual é o preço fixo da venda.
    • Custos de Impostos .
    • Outras despesas. Como os anúncios publicitários, despesas de advogados, pagamento de serviços, gestão, registo, cartórios, reformas e redecoração do apartamento, etc.

Estes são alguns dos custos extras mais importantes da venda. No entanto, terá de ter em conta todos os que o afetam.

Preparar o seu apartamento

Este é um dos puntos chaves ao momento de fazer uma venda rápida e bem sucedida. Estima-se que já no primeiro minuto, o comprador decidiu se gosta ou não do imóvel. Desta forma deve trabalhar profundamente em conquistar ao comprador com a primeira impressão.

Ponha ordem no seu apartamento e limpe com muito detalhe, além de reparar tudo o que estiver à vista. Tenha presente que dezenas de compradores vão visitar o apartamento e o vão comparar com o estado no que encontraram outras propriedades à venda. O critério de compra que é lógico seguir perante ofertas parecidas é, sem dúvida, o estado e a imagem que apresente o apartamento.

Não basta com a limpeza, além deve despersonalizar ao máximo o imóvel, livre-se das fotografias, coleções e todos os elementos que fazem do apartamento “o seu espaço”. Ao neutralizar o apartamento o futuro comprador pode “imaginar-se” a viver ali.

Encarregar as fotografias com um profissional e redigir o anúncio

Para que o anúncio fique impecável vai precisar de umas fotografias profissionais. Ao melhor pense que é uma coisa sem muito valor, mas não o é. A imagem é o que leva aos possíveis compradores a fazer uma primeira escolha dos apartamentos que são do interesse dele, e a qualidade do anúncio pode ser a diferença entre vender ou não vender. No anúncio deve ser feita uma descrição ao detalhe dos pontos fortes do apartamento e da localidade na que estiver localizada a propriedade.

Na Deplace isto não supõe uma despesa extra, porque somos nós mesmos quem fazemos o anúncio e tiramos as melhores fotografias do teu site.

Publicar o anúncio

Para isto conta com inúmeros portais imobiliários online. A maioria das plataformas permitem-nos continuar a editar o teu anúncio, carregar novas fotografias e acrescentar informação adicional como o plano.

Preparar as visitas

Planifica as visitas. Mostra-te orgulhoso da propriedade. Não caia na tentação de pedir desculpas pelo que pense que pode ser um defeito da sua casa. Prepare com antecedência o discurso para amostrar o apartamento. Inclui a informação sobre as vantagens que tem a urbanização ou a zona bem seja a ubicação, centros de entretenimento ou colégio.

Buscar assessoria antes de assinar

Quando tenhas uma oferta de compra, busca aconselhamento. É muito recomendável que o contrato de arras faça-se com supervisão. Na atualidade, tens muitas formas de ser aconselhado ou de buscar conselho sobre como vender o seu apartamento.

Na Deplace oferecemos-te todo o aconselhamento que precisa desde o primeiro momento. De esta forma não vai ter nenhuma preocupação de como vai vender o seu apartamento, senão o benefício que vai receber após a venda.¡Contate-nos e informe-se!

Este sitio web usa cookies. Más información. ACEPTAR